Artigo

Intolerância ao glúten: 9 sinais e sintomas de quem tem doença Celíaca

    9 Sintomas de Intolerância ao Glúten

    A doença celíaca é uma reação do sistema imunológico de intolerância ao glúten, um distúrbio que desencadeia no corpo inflamações e danos ao intestino delgado.

    Trata-se de uma doença grave, que não tem cura e que pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças. Além disso, uma série de outros sintomas negativos, incluindo deficiências nutricionais, podem ocorrer.

    O tratamento desta doença, no entanto, baseia-se numa dieta restritiva que elimina todo e qualquer alimento que contém glúten.

    O glúten é um tipo de proteína encontrada em grãos, incluindo trigo, cevada, espelta e centeio. A pessoa que possui intolerância ao glúten não possui em seu organismo a enzima responsável por quebrar essa proteína.

    Com a incapacidade de processar a proteína, ela provoca uma reação inflamatória que aumenta a permeabilidade da parede intestinal. Isso permite que substâncias que deveriam ser degradadas na luz do intestino venham para o meio interno não-degradadas, aumentando e perpetuando o estado inflamatório prejudicial ao nosso organismo.

    Os 9 sinais mais comuns de intolerância ao glúten

    1. Diarreia

    A diarreia é o mais comum e frequente dos sintomas da doença celíaca não tratada, e, por isso, muitas pessoas com intolerância ao glúten sofrem desse mal antes mesmo de serem diagnosticadas.

    Com o tratamento, é possível que sejam normalizados os casos desse sintoma – quando não se trata de um caso crônico ou quando não está relacionado a outras intolerâncias alimentares. O prazo para a melhora pode demorar dias ou semanas (dependendo do caso).

    2. Gases

    O segundo sintoma mais comum da doença celíaca não tratada são gases em excesso produzidos pelo sistema digestivo.

    No entanto, existem muitas outras causas para o mesmo sintoma, sendo as mais comuns: constipação, indigestão, ingestão de ar e outros problemas, como intolerância à lactose e síndrome do intestino irritável (SII).

    3. Perda de peso

    Outro sintoma que pode demonstrar a incapacidade do organismo em processar a proteína é a perda de peso (ou dificuldade em mantê-lo). A capacidade do organismo em absorver nutrientes importantes é reduzida e o quadro pode evoluir para desnutrição.

    Contudo, perda de peso inexplicável também pode ser causada por condições como diabetes, câncer, depressão ou problemas na tireoide.

    Para pessoas portadoras da doença celíaca, seguir uma dieta sem glúten normaliza a absorção de nutrientes, pois elimina o agente inflamatório e ajuda as pessoas a aumentarem seu peso corporal.

    4. Depressão

    Além dos muitos sintomas físicos causados pela intolerância ao glúten, sintomas psicológicos, como a depressão, também são recorrentes em quem sofre desse problema.

    Um estudo com 2.265 pacientes celíacos mostrou que 39% dos pacientes relataram depressão, mas que estes observaram que aderir a uma dieta livre de glúten a longo prazo estava associado a um risco reduzido de sintomas depressivos.

    É claro que existem várias outras causas de depressão, por exemplo, flutuações nos níveis hormonais, tristeza, estresse e questões genéticas.

    5. Anemia

    Por prejudicar a absorção de nutrientes pelo organismo, a doença celíaca não tratada pode acarretar anemia por deficiência de ferro. Esse tipo de anemia ocorre pela diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos no organismo.

    Os sintomas da anemia por deficiência de ferro são: fadiga, dores de cabeça, vertigens e fraqueza.

    Existem muitas outras causas de anemia por deficiência de ferro, entre elas, uma dieta pobre ou a perda de sangue por meio de sangramento menstrual intenso, por exemplo.

    6. Fadiga

    Como resultado da falta de nutrientes (principalmente a deficiência de ferro), ocorre a diminuição dos níveis de energia e, por consequência, a fadiga.

    É bom ressaltar, no entanto, que infecção, anemia e depressão são outras causas possíveis para a fadiga.

    7. Queda de cabelo

    A ingestão de glúten para intolerantes prejudica não apenas o intestino e a pele, mas também os cabelos, e o resultado pode ser a queda capilar. Problemas capilares ocorrem nas pessoas intolerantes ao glúten com mais frequência do que na população normal.

    A inflamação do glúten no organismo provoca danos a outros tecidos do corpo além da parede intestinal. Na lista dos prejudicados, entra o folículo piloso (capaz de produzir o pelo), que é atacado por anticorpos produzidos pela reação imunológica.

    8. Enxaqueca

    Dores de cabeça em pessoas com intolerância ao glúten podem ser mais corriqueiras do que se imagina. Geralmente, as dores aparecem minutos após a ingestão da proteína.

    9. Coceira

    Como resultado da inflamação das paredes do intestino delgado, a pele sofre ressecamento. Com isso, surge a coceira, outro sintoma da doença celíaca.

    A coceira, por sua vez, pode ser sintoma de outros vários problemas, como o lúpus ou a psoríase. Para saber se você está sofrendo com intolerância ao glúten ou se tem problemas de pele, retire os alimentos com glúten da alimentação e observe se as reações vão desaparecer.

      Carregando...
      Compartilhar
      Compartilhar
      Twittar