Artigo

Intolerância ao glúten: o que fazer? Quais os alimentos proibidos na dieta glúten free?

    Glúten

    A doença celíaca (uma reação do sistema imunológico de intolerância ao glúten) não tem cura! Trata-se de uma doença grave que provoca sérios distúrbios no organismo.

    No entanto, pessoas com essa condição conseguem controlar os efeitos desse mal com o auxilio de uma dieta restritiva rigorosa, eliminando todo e qualquer alimento que contém glúten.

    Portanto, qualquer alimento que contenha trigo, centeio, cevada ou espelta deverão ser cortados da lista. Aveia deve ser consumida apenas somente quando rotulada como “sem glúten”.

    Esse rigor se dá por conta da dificuldade do corpo em processar a proteína do glúten. A pessoa que possui intolerância ao glúten não possui em seu organismo a enzima responsável por quebrar essa proteína.

    Alimentos com glúten que devem ser evitados

    A menos que estejam rotulados como “sem glúten”, aqui estão os alimentos que devem estar fora da dieta de quem tem intolerância a glúten, de acordo com a Acelbra(Associação dos Celíacos do Brasil).

    1. TRIGO (farinha, germe ou farelo), AVEIA (flocos ou farinha), CENTEIO, CEVADA e MALTE.

    Portanto, devem ser evitados todos os produtos elaborados com os cereais citados acima:

    1. Cerveja, whisky, vodka e gin. Ovomaltine, bebidas contendo malte, cafés misturados com cevada. Outras bebidas cuja composição não esteja clara no rótulo.
    2. Leites achocolatados que contenham malte ou extrato de malte, queijos fundidos, queijos preparados com cereais proibidos. Na dúvida ou ausência das informações corretas nas embalagens, não adquira o produto.
    3. Patês enlatados, embutidos (salame, salaminho e algumas salsichas ) e carnes à milanesa.
    4. Maionese, catchup, mostarda e temperos industrializados podem conter o glúten. Leia com muita atenção o rótulo.

    De modo geral, são proibidos todos os alimentos que tiverem a expressão “CONTÉM GLÚTEN” nos rótulos.

    Alimentos permitidos

    A lista de proibidos é longa, mas, felizmente, muitos outros alimentos nutritivos e naturalmente sem glúten são permitidos. Cortar os alimentos processados, saborear principalmente alimentos integrais e praticar a leitura de rótulos pode facilitar muito o acompanhamento de uma dieta sem glúten.

    Aqui estão alguns alimentos que podem ser incluídos em uma dieta saudável sem glúten:

    Carne, aves e frutos do mar

    Ovos

    Laticínios

    Frutas

    Grãos sem glúten, como quinoa e arroz

    Legumes

    Nozes

    Gorduras saudáveis

    Ervas e especiarias.

    Como a Doença Celíaca é tratada?

    A única maneira de tratar a doença celíaca é remover permanentemente o glúten da sua dieta, mantendo-a nutritiva e saudável. Com isso, ler rótulos de alimentos e produtos para identificar ingredientes passará a fazer parte da rotina.

    Os sintomas podem melhorar dentro de alguns dias após a remoção do glúten da dieta. No entanto, você não deve parar de comer glúten até que um diagnóstico seja feito. Remover o glúten prematuramente pode interferir nos resultados do teste e levar a um diagnóstico impreciso.

    Não comece uma dieta sem prescrição nutricional

    Não comece uma dieta sem glúten sem antes ser diagnosticado como intolerante ao glúten. Se você suspeitar que tem doença celíaca, fale com seu médico.

    Para aqueles com doença celíaca, seguir uma dieta sem glúten é a única forma controlar e reduzir os sintomas.

      Carregando...
      Compartilhar
      Compartilhar
      Twittar