Artigo

BRMT: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O MÉTODO DO DR. BLOMBERG

    Método Blomberg BRMT

    Introdução

    Você sabe o que é o Método Blomberg? Não? Você já percebeu que algumas crianças se desenvolvem normalmente, enquanto outras demoram mais para atingir certos marcos de desenvolvimento cognitivo e neuromotor ou pulam fases?

    Um simples exemplo: normalmente, os bebês começam a caminhar aos 12 meses de idade. Enquanto alguns não começam antes dos 15 ou 18 meses, outros parecem “elétricos” e começam a andar antes dos 10 meses de idade. Nenhum desses extremos é saudável e devemos estar atentos às repercussões futuras.

    Outro caso são os dos adolescentes e adultos que não conseguem se concentrar em nada, têm dificuldades em manter o foco em reuniões de trabalho ou em aulas importantes e não conseguem ler mais do que alguns minutos, pois os olhos cansam. Além disso, apresentam má postura e parecem sempre que estão cansados demais para fazer qualquer coisa ou ainda que sofrem de dores musculares e articulares em várias partes do corpo, aparentemente sem qualquer diagnóstico preciso.

    Os dois quadros descritos acima têm em a mesma origem: os reflexos primitivos da infância não integrados.

    Os Reflexos primitivos da infância são movimentos estereotipados, programados no nosso DNA, que entram em atividade enquanto ainda estamos no útero materno e têm por função estimular o sistema nervoso central, auxiliar no parto e fazer com que os reflexos posturais se desenvolvam.

    Para isso, todas as etapas do desenvolvimento da criança devem ser respeitadas. Virar de lado, de bruços, sentar-se, ficar em quatro apoios, engatinhar, sustentar-se em pé e andar. Todas essas fases têm um tempo específico de duração que deve ser cumprido. Cada fase é responsável por promover a integração de determinados reflexos e fazer com que nossa evolução siga um curso normal.

    Quando essas fases não são respeitadas – com o tempo aumentado ou diminuído – os reflexos não são integrados de forma apropriada. Essa não integração poderá gerar uma série de consequências, aparentemente não relacionadas, que irão perdurar por toda a vida do indivíduo.

    Como o Método Blomberg surgiu

    O psiquiatra Sueco, Dr. Harald Blomberg, tomou conhecimento do trabalho da terapeuta autodidata e fotógrafa Kerstin Linde, que fotografava a evolução dos movimentos de crianças e reparou que algumas crianças obtinham melhores resultados que outras ou demoravam menos tempo para alcançá-los.
    Linde estimulava os bebês “atrasados com os movimentos que os bebês de evolução normal realizavam. Com o estímulo, as crianças com atraso começaram a se desenvolver normalmente.

    Os resultados obtidos impressionaram Dr. Harald Blomberg. que acompanhou os atendimentos de Linde durante três anos e introduziu uma base clínica ao trabalho intuitivo de Linde, criando o Blomberg Rhythmic Movement Training – BRMT®.

    O Método Blomberg é uma abordagem holística para tratar atrasos de desenvolvimento neuromotor, dificuldades de concentração, TDA/TDAH, distúrbios de fala e linguagem, déficits de aprendizagem, dislexia, dislalia, disgrafia, dificuldades na regulação emocional, entre outras condições.

    Em adultos, o método é eficaz em casos de fixações vertebrais, rotações de bacia, déficits de atenção, com ou sem hiperatividade, dificuldades de concentração, tensões musculares, escolioses, etc.

    Essa abordagem holística inclui informações nutricionais e funcionais, interpretação de sonhos e cursos especializados para professores e educadores infantis.

    Através do trabalho de movimentos rítmicos específicos, o método permite ao cérebro otimizar a transmissão de informações entre as diversas áreas cerebrais, facilitando, assim, a troca de informações.
    Assim, são melhoradas as diversas funções que governam faculdades como raciocínio descritivo, capacidade de planejamento e previsão das consequências de suas ações, regulação das emoções, capacidade de vigília e nível de atividade, coordenação motora fina e grossa

    .
    Atenção, concentração, coordenação motora, postura corporal, flexibilidade, regulação emocional, capacidade de conter impulsos são algumas das melhoras vistas pelo Dr. Harald Blomberg em seus mais de 30 anos de trabalho desenvolvendo seu método.

    Explicando o método e sua aplicação

    Os movimentos do BRMT® (Método Blomberg de treinamento de movimentos rítmicos) foram adaptados a partir dos movimentos naturais e espontâneos do bebê e foram usados ​​efetivamente com bebês, crianças, adolescentes e adultos. Eles são adequados para qualquer pessoa, independentemente da sua idade ou deficiência.

    Os movimentos fornecem estimulação a vários sentidos, incluindo os sentidos tátil, proprioceptivo (do interior do nosso corpo) e vestibular (equilíbrio), que constituem a base fundamental do nosso sistema sensorial.

    À medida que as crianças se movem e se equilibram na gravidade, elas também desenvolvem suas habilidades motoras, seus padrões de movimento automáticos, conscientes e mais qualificados.
    Juntas, essas habilidades motoras e sensoriais sustentam a capacidade de ser estável, equilibrado e fundamentado no corpo e nas emoções. Mover-se, explorar, assumir riscos e interagir com seu meio ambiente e outros ao seu redor, ajudam as crianças a criar e expandir caminhos no cérebro para desenvolvimento futuro.

    Essa contínua descoberta e interação também desenvolve suas habilidades de fala, linguagem, visual, auditiva e cognitiva. Além disso, as crianças estão avançando ainda mais suas emoções, autoconsciência e motivação, e aprendendo a jogar, cooperar e se conectar através de seu coração com os outros.
    Todos esses marcos de desenvolvimento necessários acontecem de forma sequencial e natural. Isso significa que a criança precisará desenvolver padrões motores básicos antes de se tornar uma pessoa mais “completa”.

    Seja na infância ou na idade adulta, estimular novos caminhos neurais através do movimento ajuda a acessar mais das capacidades do cérebro. O uso mais dinâmico de todo o cérebro, corpo e sistema emocional é acessível, bem como, o maior pensamento executivo e habilidades criativas.

      Carregando...
      Compartilhar13
      Compartilhar
      Twittar