Artigo

O MÉTODO DO DR. HARALD BLOMBERG NO BRASIL

    A história do treinamento de movimentos rítmicos

    O método de Treinamento de Movimentos Rítmicos Blomberg surgiu da observação dos movimentos primitivos que os bebês realizam desde sua fase intrauterina até o seu nascimento, através do trabalho de Kerstin Linde, um terapeuta autodidata e fotógrafo profissional. A partir dessa observação, Linde criou exercícios que reproduzem esses movimentos, buscando o desenvolvimento neurológico e motor através dos estímulos dos reflexos primitivos.

    Sabendo do sucesso do tratamento em crianças e adultos com deficiências neurológicas graves, Dr Harold Blomberg decidiu seguir o trabalho de Linde por alguns anos na década de 80 e, pouco tempo depois, começou a usar o método em seu trabalho como psiquiatra.

    Há dez anos, Blomberg começou a ensinar de forma mais sistemática o método do exercício rítmico, o qual ele complementou com exercícios especiais para integrar reflexos infantis.

    O método exige que sua aplicação seja feita com o paciente deitado, sentado ou ainda em quatro apoios. A experiência mostrou que leva tempo para que novas conexões nervosas no cérebro sejam desenvolvidas e, nos casos de comprometimentos neurológicos mais importantes, pode levar cerca de um ano até que os objetivos sejam atingidos. Para maior eficácia no tratamento os exercícios devem ser executados diariamente, com acompanhamentos periódicos a cada seis a oito semanas, quando o paciente é reavaliado e novos exercícios são incluídos no programa. Quando esses exercícios são feitos diariamente, eles afetam o cérebro da mesma maneira que os movimentos rítmicos espontâneos do bebê, integrando os reflexos primitivos em reflexos posturais permanentes.

     

      Carregando...
      Compartilhar
      Compartilhar
      Twittar